Quem foi marwan

Abd al-Rahman ibn Muhammad Ibn Marwan ibn Yunus, conhecido como Ibn Marwan al-Yil'liqui ("o filho do galego" ou "o galego") ou simplesmente Ibn Marwan, Ibn Maruan ou ainda al Maridi por ser originário de Mérida (m. 890?) foi um líder militar e religioso sufista do al-Andalus que, revelando-se contra o emir omíada de Córdova Muhammad I, criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz, cidade da qual é considerado fundador, que ocupava o Médio e Baixo Guadiana e o sul do que é hoje Portugal.

O reino duraria até à fundação do Califado de Córdova em 928. Ibn Marwan deu nome à vila de Marvão, cujo castelo construiu entre 876 e 877, que no século X já era conhecida como Ammaia de Ibn Marwan ou fortaleza da Ammaia.

É provável que ibn Marwan tenha residido durante algum tempo no que atualmente se designa por castelo de Marvão, uma fortaleza no cimo duma alta escarpa, praticamente inexpugnável, situado no norte dos seus territórios.

Foi este personagem de espírito guerreiro, fundador de Marvão, e a beleza da vila de Marvão, que inspiraram o nome que temos - marwan.